terça-feira, 16 de dezembro de 2008

 Amigos Secretos

Esta é a . Vocês entenderão mais abaixo...


Os extremamente tímidos – categoria da qual faço parte de nascença (a não ser que seja possível ser tímido in utero) – concordarão: tentar fazer novos amigos pode ser uma experiência traumática até o osso.

Ainda outro dia, fui criticada por não conseguir manter contato olho-no-olho ao conversar. Pelo que sei, os especialistas em linguagem corporal teorizam que isso pode ser sinal de dissimulação ou mentira; certamente deve haver uma legião de pessoas, por aí, me achando uma falsa "de carteirinha" (pobre de mim) mas a realidade, bem distante disso, é que fico muito acanhada e desconfortável quando me encontro face a alguém que não conheço bem e qualquer possível arroubo de ousadia meu acaba escorrendo pelo ralo (principalmente quando meu interlocutor, ao contrário de mim, esbanja confiança e desenvoltura). É duro admitir mas, infelizmente, minha timidez é tanta que chega às raias da antipatia.

Meus poucos (e mui adorados) amigos verdadeiros são pessoas que, por inteligência, paciência ou pura teimosia, resolveram ignorar as aparências e me dar uma chance de ultrapassar as barreiras impostas pela minha timidez. Isso pode demorar um pouco, mas traz suas recompensas.

Mas o objetivo deste post não é, realmente, me desculpar por ser assim. Eu só quis ilustrar como, para quem é como eu, a Internet pode ser uma ferramenta de socialização essencial. Porque a distância e o descomprometimento dos contatos online abrem espaço para que minha persona virtual "pule a etapa da timidez" e seja muito mais parecida comigo mesma do que a "Patricia" que é apresentada a estranhos em eventos sociais.

Dada esta explicação, fica fácil compreender por que sempre acolho de braços abertos qualquer oportunidade para conhecer gente nova, no ambiente virtual (e a chance de, quem sabe, passar desse conhecimento a amizades de fato). Então, quando minha amiga Ká (do blog Ká, a Rainha do Devaneio) me convidou a participar de um Amigo Secreto Blogueiro, imediatamente me inscrevi, mesmo sendo blogueira novata e não conhecendo qualquer um dos outros participantes ou mesmo seus blogs. Até porque achei o presente combinado pra lá de criativo e apropriado: um post sobre o amigo sorteado.

Minha amiga (não sei se pra sua sorte ou azar) é a , do blog D'Locura (daí a foto mais acima – eu disse que vocês iriam entender!).

O que dizer de Vê? Quem a conhece pessoalmente certamente pode falar com mais propriedade do que eu, mas seu blog já dá algumas boas dicas sobre o tipo de pessoa de que se trata:

Mulher vivida, mas que mantém o bom humor.
Gosta de encontrar os amigos. Preocupa-se com reciclagem (um extremo sinal de caráter, na conjuntura atual). Tem admiradores, pois o D'Locura já teve mais de 1500 visitas. Diverte-se com brincadeiras virtuais como o Amigo Secreto Blogueiro. Aprecia alguns mesmos filmes que eu, mas diverge completamente de mim no que diz respeito à música e à literatura (consigo imaginá-la tendo calafrios ao ouvir Hell's Bells, do ACDC, ou algum rock progressivo mais radical). Assiste novela (a última que acompanhei foi a versão original de Betty, a Feia, simplesmente pelo valor kitsh). Tem pendor para artesanato e trabalhos manuais (eu mal e mal sei pregar um botão e preferiria andar sobre brasas a ter que fazer qualquer coisa em tricô ou crochê). Não deve ter animais de estimação (pelo menos, não um cachorro – ele já teria engolido um novelo de lã ou, pior, uma agulha de tricô). Com certeza não faz a menor idéia do que sejam Guitar Hero, manga, Watchmen, Cthulu ou qualquer outra dessas coisas de cultura pop/nerd que fazem parte do meu cotidiano.

Em suma: é um ser humano diferente de mim já na raiz. Mas (coincidência das coincidências) valoriza as amizades virtuais, como deixa claro em post sobre uma amiga de Orkut desaparecida.

O que demonstra que, com um pouco de esforço, sempre podemos encontrar alguma grande característica em comum que pode servir como ponto de partida para uma boa e duradoura amizade.

Feliz Natal, Vê!

Fuças do mesmo bando!



Widget by Hoctro | Jack Book

7 comentários:

Lilly disse...

Se eu fosse a Vê ficaria muito feliz com a sua dedicatória. E que é isso de ser tímida? Pára com isso!!! rsrsrs...
Bjos.

Vera Teixeira disse...

Pat,
Adorei de paixão, ainda bem que você postou meu presente antes do sorteio ser cancelado, seria uma pena eu não ler suas palavras.
O legal da internet é que tanto os iguais quanto os diferentes se atraem e assim pudemos fazer contato.
Que bom te conhecer, o seu blog é tudo de bom e já vai entrar pra minha lista dos blogs que acompanho no google reader.
Beijos e vem me visitar de vez em quando.
Feliz Natal

Pat Ferret disse...

Ué, o sorteio foi cancelado?

Anônimo disse...

Linda!
Vc é tão tímida quanto eu. Muitas coisas em comum. rs
Adorei ler esse post e infelizmente foi cancelado sim.
Parabéns pelo post e a Vê gostou olha que maneiro.
Beijocas!!!

Pat Ferret disse...

Caramba, o motivo do cancelamento foi totalmente boçal... :-PPPP

Beth Blue disse...

Na correria louca do final de ano nem pude entrar neste amigo oculto. E agora li aqui nos comentários que, de qualquer forma, ele foi cancelado. :-(

Feliz Natal assim mesmo. :-)

Pat Ferret disse...

Na verdade o sorteio foi refeito sem a presença do(s) chato(s), whoever they were.

Godspeed.


Em breve postarei o presentinho de meu novo 'migo!

Postar um comentário