quarta-feira, 18 de março de 2009

 Sobre a relatividade teórica da amizade

Pois é. Levei 40 anos (faltam só 3 meses – um quase nada!...) para finalmente admitir mas, enfim... a idéia de que as amizades são relações destituídas de interesse é totalmente utópica.

Sim, leitor; a equação da amizade é condicional. E, na matemática da amizade, fatores como possessividade, ciúmes e autocentrismo contam tanto quanto a afinidade, o carinho e o amor. Se está tudo bem e o amigo permanece jogando de acordo com as regras, tudo são flores, drinques e shows de rock'n roll. Mas... basta o amigo sair um pouquinho dos trilhos, fazer algo inesperado e descumprir as expectativas para o drama se instalar, nos melhores moldes de novela mexicana classe "Z".

Amizades não são, nem podem ser, destituídas de interesse. Todos nós, sem exceções, fazemos uso de nossos amigos para suprir necessidades afetivas e emocionais, sejam elas permanentes ou apenas pontuais. Parte da função do amigo é compreender esse "vampirismo do bem" e, conscientemente, se deixar sugar pelo outro ao mesmo tempo que o suga. O problema é quando a sensação de intimidade proporcionada por essa troca de energias inerente a uma amizade constituída nos faz sentir no direito não somente de compartilhar a vida do amigo mas também de invadi-la.

Pessoas adultas devem ter o direito de tomar suas próprias decisões, mesmo que isso as leve a quebrar a cara. Assim se sofre, mas também se aprende. O verdadeiro amigo está sempre por perto e até nos alerta quanto aos perigos, mas sua tarefa primordial não é ser um "guarda-costas"; é, tão simplesmente, oferecer um ombro quando necessário. Nada de críticas. Nada de julgamentos. Apenas solidariedade.

Pois há fronteiras que não devem, nem podem ser ultrapassadas. Nem mesmo em nome da amizade.

Fuças do mesmo bando!



Widget by Hoctro | Jack Book

6 comentários:

NiNah disse...

Concordo com cada letra escrita.
Bjo

Felipe disse...

Por isso que te amo!!!

Assino embaixo, sem tirar, nem por... (no bom sentido)

Lilly disse...

Pat,
uma amizade simbiótica é muito comum na adolescência. Chegando à fase adulta, as pessoas deveriam amadurecer e mudar a forma de se relacionar. Entretanto, nem todo mundo consegue amadurecer. Ou precisam de mais tempo para compreender até onde deve ir a amizade. Ou são inseguros demais.
Belo texto.
Bjs.

Pat Ferret disse...

All I need is love... 'Brigadinha!

Cacau! disse...

Interessante...

Maria Valéria disse...

Amei. especialmente pelo momento que to vivendo... vc sabe bem...
quem disse que preciso de aporvação de " amigas" pra fazer o que quero??? e se for do jeito que minha " amiga" tá falando? e , se ela estiver certa? e se...? o problema é única e exclusivamente MEU!!!!!!!!!!!!!!
Viva a alegria, a felicidade... e pobres daquelas pessoas que por ignorancia, por excesso se rigidez, por falso moralismo, ou mesmo por hipocrisia, ou ainda por inveja... não conseguem compartilhar da tua alegria...
o mais importante, amiga é VC estar felia e saber o que está fazendo...
de resto...
( aquela palavrinha que veio na música no lugar de flying...srsrrsr, não escrevo palavrão em publico...rs). beijos

Postar um comentário