terça-feira, 18 de novembro de 2008

 Sanha assassina

Os politicamente corretos que me perdoem, mas há certas ocasiões em que eu a-do-ra-ria ser Zeus, somente para ter o poder de lançar um raio divino direto no cocoruto de certas pessoas, livrando o Mundo da infecção que elas representam.

Precisei levar minha cachorrinha ao veterinário. Sala de espera de clínica veterinária é um ambiente totalmente imprevisível pois, como não há hora marcada, tanto pode estar vazia (paraíso dos paraísos!) quanto vazando bichos pelo ladrão. Hoje, somente porque eu tinha pressa (Murphy nunca falha!), havia um verdadeiro zoológico esperando para ser atendido antes da minha pequena.

Um dos pacientes era uma calopsita. Ave sentada quietinha no fundo da gaiola, em vez de empoleirada, já é um mau sinal por si só (como se estar presa já não fosse o bastante)
essa, enquanto solta dentro de casa, havia voado para dentro de uma panela de água fervente, literalmente cozinhando a musculatura e ligamentos das patas. As garrinhas da pequena se encontravam rígidas, em posição visivelmente anti-natural, e ela ofegava de (suponho) dor.

A dona, enquanto preenchia o cheque para pagar a consulta, nos contou o fato com a maior tranquilidade, dizendo estar "sofrendo muito" pelo ocorrido.

E eu, criatura pouco compreensiva e solidária que sou (acho
até que vou pro inferno por conta disso), só fui capaz de pensar: "Tá sofrendo por quê, sua besta? Por sentimento de culpa? Devia era ter-se preocupado em não deixar a pobrezinha solta num recinto em que também havia uma panela de água quente, ainda por cima destampada!"

Raio nela!

Um outro "serumano" postou um anúncio no Mercado Livre (detalhe: é contra as regras do site) vendendo uma ferret de 5 anos, claramente doente. Repetindo pra quem não "ouviu" direito: CIN-CO anos! Praticamente uma velhota que estaria prestes a dobrar o Cabo da Boa-Esperança mesmo se fosse saudável!

Uma legião de amigos do fórum I love My Ferret já se cotizou para resgatar a pequena e oferecer-lhe um final de vida mais digno do que seria possível junto a esse energúmeno capaz de abandonar um animal idoso e doente, mas isso não minimiza em nada a crueldade cometida. Fosse este um mundo justo, o sujeito seria pendurado de cabeça pra baixo, pelos dedões e outras partes mais sensíveis, e sofreria a tortura chinesa das mil agulhas (ou coisa tão dolorida e demorada quanto).

Raio nele!

DUAS histórias de desleixo e/ou crueldade gratuitos contra animais, num período de menos de 24 horas. Como essas, outras tantas ocorrem a cada minuto em nosso País, cometidas por criminosos que escapam impunes por falta de legislação e fiscalização.

O que podemos fazer? Como tentar abarcar o mundo com os braços é coisa demais, podemos, simplesmente, cuidar muito bem dos nossos bichos e espalhar o exemplo para quem nos cerca. O conceito de Posse Responsável é recente e, por isso mesmo, merece apoio e divulgação. Seus 10 mandamentos são:

  1. Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.
  2. Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso.
  3. Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida – tamanho, peculiaridades, espaço físico.
  4. Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo.
  5. Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove-o e exercite-o regularmente.
  6. Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele.
  7. Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.
  8. Recolha e jogue os dejetos (cocô) em local apropriado.
  9. Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar, informando-se sobre a legislação do local. Também é recomendável uma identificação permanente (microchip ou tatuagem).
  10. Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a unica medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.
Para saber mais: http://www.arcabrasil.org.br/acoes/posse/index.htm

Fuças do mesmo bando!



Widget by Hoctro | Jack Book

Um comentário:

disse...

Nossa que tem gente pra tudo nessa vida. Aff!
Obrigada pela dica. Irei repassar o link para amigos.
Beijas!!!

Postar um comentário