
Leonardo da Vinci, 1485-1490
Óleo sobre Painel
54,8 × 40,3 cm
Museu Czartoryski
Quem escavou essa pintura do fundão da minha memória foi minha amiga Aline (sempre distante mas nunca desaparecida)!
É ponto pacífico, entre aqueles que compreendem o comportamento dos mustelídeos, que o modelo da pintura não pode, em hipótese alguma, ter sido um arminho – se assim o fosse, da Vinci teria pintado Cecília Gallerani desgrenhada, com as roupas rasgadas e cheia de arranhões (e, talvez, com um dos dedos faltando). A chance, pois, é de que tenha sido um ferret, apropriadamente "maquiado" de arminho pelo pincel do gênio.
Da Vinci não é conhecido por ter finalizado muitas pinturas. Como o pintor, supostamente, era homossexual, imagino que a fofura de seu modelo peludo, mais do que a beleza da dama, tenha-lhe dado algum estímulo!
É ponto pacífico, entre aqueles que compreendem o comportamento dos mustelídeos, que o modelo da pintura não pode, em hipótese alguma, ter sido um arminho – se assim o fosse, da Vinci teria pintado Cecília Gallerani desgrenhada, com as roupas rasgadas e cheia de arranhões (e, talvez, com um dos dedos faltando). A chance, pois, é de que tenha sido um ferret, apropriadamente "maquiado" de arminho pelo pincel do gênio.
Da Vinci não é conhecido por ter finalizado muitas pinturas. Como o pintor, supostamente, era homossexual, imagino que a fofura de seu modelo peludo, mais do que a beleza da dama, tenha-lhe dado algum estímulo!
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dama_com_arminho

Nenhum comentário:
Postar um comentário